A importância da sustentabilidade nas empresas

02-04-2025

Atualmente fala-se muito de sustentabilidade, mas será que todos compreendemos do que se trata?

O termo sempre esteve muito ligado ao setor ambiental, no entanto é algo muito mais amplo, é no fundo a opção por ações que preservem essencialmente o futuro, desde práticas ambientais, passando por práticas sociais e o apoio às comunidades locais. Ser sustentável é ter como visão o futuro, o que engloba não só a natureza, mas a própria empresa, os seus colaboradores, clientes, parceiros e todo o demais contexto envolvente.

A sustentabilidade empresarial consiste na adoção de práticas sustentáveis que melhoram a reputação das empresas e contribuem para a construção de um futuro mais justo e ecologicamente saudável. Além de fortalecer a reputação e a imagem da marca, a sustentabilidade contribui para a eficiência operacional das empresas. Ao otimizar o uso de recursos e reduzir desperdícios, as organizações demonstram responsabilidade, mas também alcançam benefícios económicos a médio e longo prazo.

Quais as principais vantagens na implementação de uma filosofia de negócios sustentável?

1. Reforça e melhora a imagem da marca, fornecendo às empresas uma vantagem competitiva;

2. Minimiza custos e aumenta a produtividade;

3. Torna mais fácil para a empresa cumprir os regulamentos;

4. É atrativo para os colaboradores e possíveis investidores;

5. Pode trazer benefícios fiscais;

6. Melhora níveis de retenção de colaboradores;

7. Melhora as vendas, os clientes/consumidores são atraídos por empresas com propósito;

8. Estimula a continuidade dos negócios.

Algumas estratégias práticas sustentáveis passam pela utilização eficiente e responsável dos recursos básicos – energia, madeira, materiais de construção, confeção. Aplicação de medidas de reciclagem, gerando a menor quantidade de resíduos/desperdício – é preciso imprimir? É preciso comprar novo?....

Por outro lado, no âmbito mais social, proporcionar bem-estar aos trabalhadores – acesso a psicólogos, convívios e atividades em grupo, horários mais flexíveis, dia de trazer o filho/a…. Isto não implica não lucrar, ou gastar mais, exatamente o contrário, implica ser mais eficiente e procurar gerar vantagens financeiras ao longo do tempo, não apenas no momento. A integração de práticas sustentáveis frequentemente resulta em ganhos significativos ao nível de eficiência operacional. A otimização do uso de recursos, a redução de desperdícios e a implementação de processos mais eficientes não apenas diminuem os custos operacionais, mas também posicionam a empresa como um agente comprometido com a gestão responsável de seus recursos.

Este conjunto de iniciativas ajuda os negócios a alcançar diferentes objetivos, como reter clientes, fortalecer a marca no mercado e atrair a atenção de investidores. É uma forma de se posicionar, mas também de fazer a sua parte por um mundo melhor, colhendo benefícios para a própria organização.

As ações de sustentabilidade empresarial estão diretamente relacionadas com práticas e orientações da ESG (Environmental, Social and Governance), que tem como pilares os seguintes conceitos:

Environmental - aspetos ambientais. Social - aspetos sociais: políticas de diversidade e inclusão, iniciativas de proteção aos direitos humanos e demais projetos sociais. Governance - aspetos de governança: políticas de compliance, auditoria e iniciativas relacionadas à ética e à transparência.

Convém ainda destacar que há diferentes tipos de sustentabilidade empresarial, dependendo do setor da empresa. Há empresas mais focadas nas questões ambientais, enquanto outras voltam-se mais para as ações de impacto social nas comunidades em que estão inseridas.

Ao mesmo tempo, vale sempre a pena salientar que as empresas não devem adotar ações sustentáveis de maneira aleatória, se a empresa não tem esses valores presentes na sua cultura, dificilmente conseguirá obter destaque com medidas sustentáveis que não "colam". Mudar a cultura organizacional pode ser imperativo, dependendo do tamanho da empresa e do nível de conscientização dos funcionários.

A psicologia é cíclica, acompanhando o movimento natural dos acontecimentos, das modas, dos padrões de comportamento. Vivemos um momento de mudança em que voltamos a privilegiar o real, o genuíno, os clientes já não se angariam com a "conversa do bandido", não ficam apenas porque lhe fazem promessas ou porque parecem ser bons e ter dimensão, têm de ver mais do que isso, têm de reconhecer valor. Os colaboradores ficam pelo projeto, pela identificação com os valores e princípios, pelo salário emocional.

Há que evoluir dos padrões obsoletos, que mais não seja por uma questão de inteligência.

PO - Paula Oliveira
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