Ser empreendedor em 2024

Ser empreendedor implica abrir negócios, criar empregos, gerar recursos, mas acima de tudo, implica agregar valor. Implica inovar, impulsionar o crescimento económico e social, não só dos que nos rodeiam mas da sociedade em geral.
Ser empreendedor implica também transformar ideias em negócios, a capacidade de ser criativo e de ter visão. Implica capacidade de gestão e flexibilidade, é um processo dinâmico de autoconhecimento e de estudo, do mercado, da atividade em questão e daqueles que serão os clientes, do serviço e/ou produto.
Vivemos um momento social e económico que inspira preocupação, a nível nacional e internacional. Há uma incerteza política, há insegurança e há uma procura incessante por algo, a necessidade de preencher um vazio filosófico e de valores. Há falta de fé. Acredito, no entanto, que apesar de uma crise global no curto e médio prazo, o cenário de longo prazo é de crescimento. É também de melhoria, de mais e melhores oportunidades, de mais qualidade de vida e de indivíduos mais tolerantes.
No âmbito empresarial há que ter em conta 3 dimensões: tecnológica, social e ambiental.
Tecnologia
O comércio eletrónico, se aplicável, e a presença digital são essenciais para ter sucesso. Os empreendedores devem investir em plataformas digitais, marketing digital e ferramentas de IA para acompanhamento do Cliente e qualidade de serviço no geral.
Social
Empresas que promovem a diversidade e a inclusão serão reconhecidas e valorizadas pelo seu compromisso com a igualdade de oportunidades. Devem também ter em atenção a filosofia e valores corporativos e comunicar com consistência de acordo com os mesmos, para que o publico os perceba numa primeira instancia e sejam objeto de seguimento no futuro.
Ambiental
A sustentabilidade não é mais apenas uma tendência passageira; é uma prioridade para os consumidores e empresas. Os negócios que adotarem práticas sustentáveis terão uma vantagem competitiva significativa, ganhando visibilidade e reconhecimento por seu compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social.
Na minha rubrica semanal dedico-me ao Cliente e à importância de fidelização do mesmo. Esta preocupação é mais do que uma estratégia de sucesso, ela contribui para impulsionar o crescimento. Qualidade de serviço e serviço de qualidade!
Existem áreas que são boas considerações para empreender em 2024:
- saúde e bem estar;
- tecnologia e inovação – criação de aplicativos;
- ensino e aprendizagem;
- alimentação saudável;
- lojas virtuais;
- redes e plataformas de marketing de influência;
- serviços de sites e imagem corporativa;
- canais de Youtube e podcasts;
- delivery de tudo;
- avaliar possibilidades ao nível do franchising.
Seja como for, nunca foi tão fácil aprender e ter acesso ao conhecimento.
Comece pelo princípio: ter uma boa ideia que venha acrescentar valor ou resolver o problema específico de um grupo especifico, fazer um bom plano de negócios e de marketing e acreditar, todos os dias, na sua visão...Já disse todos os dias?! Repito! É que a consistência e o trabalho são mesmo a resposta, colmatando muitas vezes ideias não tão brilhantes ou inovadoras.
Fazer bem e rápido tem que haver quem.