Como fazer um podcast e ainda ganhar dinheiro

Este continua a ser um ano de evolução e expansão do contexto/ferramenta podcast. Mas começando pelo princípio e assim em jeito muito resumido, o que é um Podcast?! Um podcast é um formato de conteúdo digital em forma de episódios, produzidos para audição contínua. São pensados para uma audiência específica, com o objetivo de informar, entreter ou ensinar algo.
A origem do termo podcast surgiu da junção de iPod, dispositivo da Apple de reprodução de arquivos áudio e broadcast, palavra em inglês que significa "transmissão" (de rádio). Os créditos para a criação deste conceito foram atribuídos ao Ex VJ da MTV Adam Curry.
Em 2024 espera-se ainda uma maior diversificação dos conteúdos dos podcasts, com novos formatos e temáticas, observando-se uma tendência para o desenvolvimento de conteúdo de nicho, com programas dirigidos a grupos cada vez mais específicos de ouvintes. A revolução tecnológica da inteligência artificial continua imparável e o podcasting também será influenciado: ferramentas IA podem ajudar a detetar novos padrões de comportamento, interesses e preferências dos ouvintes e também a melhorar a qualidade do áudio, transcrever os podcasts automaticamente ou otimizar as buscas por voz. Tudo isto vem ajudar na criação do conteúdo mais adequado de acordo com o publico alvo definido.
De um ponto de vista prático, como em tudo, organizar e planear primeiro para apresentar depois. Não se pode fazer um podcast do "nada", ou pelo menos não convém. É preciso pensar e se por um lado contamos com mais recursos, por outro, também há mais e melhores podcasts e por isso antes de criar há que fazer algo que seja relevante. E ser relevante hoje levava-nos aqui a outra longa conversa …. Sendo assim, antes de empreender com o objetivo de criar um podcast relevante e/ou produtivo é importante responder a estas questões:
- Qual o tema? Primeira grande questão! Dica: conteúdo prático tipo listas ou sugestões com base na prática, conteúdo de evolução psicológica e espiritual, conteúdo de nicho – carros, cozinha;
- Quem é o público alvo? Precisamos de saber o tema antes e depois definir os destinatários da nossa mensagem; serão à partida as pessoas mais interessadas no conteúdo;
- Qual o nome? Super importante! Tem que vender e passar claramente a nossa "missão";
- Qual a longevidade do podcast à partida? Criar uma espécie de guia, uma estimativa de episódios previstos;
- Qual o formato? Entrevista, uma pessoa fixa, uma dupla, um grupo de pessoas fixo;
- Equipamento existe? Microfones, câmaras, espaço;
- Qual o programa de edição de som? Importante escolher um, existem vários no mercado até de forma gratuita;
- Em que plataformas será divulgado?
- Como iremos promover o mesmo?
Respondidas todas as questões acima estamos em condições de avançar. Agora importa saber como vamos tornar esta iniciativa lucrativa e quais as reais possibilidades de ganhar dinheiro.
É possível ganhar dinheiro com o podcasting. A chave é encontrar uma maneira única de rentabilizar o podcast. Podem ser utilizados métodos populares, como a venda de patrocínios, publicidade ou mercadorias. Pode também ser considerada uma abordagem mais inovadora, como criar um serviço de assinatura ou campanhas de crowdfunding. Mas é preciso também perceber e encontrar esta estratégia e apostar de forma consistente. Uma tendência para podcasts é a das empresas incentivarem os seus funcionários a tornarem-se embaixadores da marca por meio dos seus próprios podcasts. Isso permite que as empresas aproveitem o conhecimento e a paixão da sua equipa, dando à marca uma voz autêntica e facilitando uma abordagem mais pessoal e eficaz para o marketing de conteúdo.
Da forma mais tradicional, é possível garantir patrocinadores para o seu podcast e ser pago para promover os seus produtos e/ou serviços. A aposta pode também ser em encontrar empresas dispostas a pagar por anúncios a "passar" no podcast. Uma audiência de nicho e um grande público atrairão prováveis patrocinadores.
Se existir muito know how e experiência em determinada temática, podem ser oferecidos cursos online ou sessões de coaching. O podcast é uma ótima maneira de promover e compartilhar conhecimento e construir reputação numa determinada área/matéria.
Pedir contribuições financeiras pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro e mostrar aos seus ouvintes que você aprecia o apoio deles. Pode ser tão simples quanto pedir uma doação única ou criar uma página on-line do Patreon, onde os seus ouvintes podem contribuir com uma determinada quantia todos os meses em troca de conteúdo exclusivo. Além disso, pode ser criada uma campanha de crowdfunding em que as pessoas doam dinheiro para ajudar a cobrir os custos de criação do podcast.
Depois de se estabelecer como um especialista na indústria de podcasting, poderá oferecer palestras. Podem começar a aparecer oportunidades para falar em público ou eventos privados para empresas. A moderna indústria de podcasting cresceu para abranger uma variedade de eventos e conferências ao vivo. Esses eventos são perfeitos para podcasters que desejam construir a sua rede, interagir com os seus fãs e ganhar dinheiro simultaneamente.
O podcasting tradicional está em mudança e cominua evolução, como resultado, muitos podcasters recorrem a serviços de consultoria para se manterem à frente. Aconselho, sempre que possível, a procura de orientação profissional enquanto criam e desenvolvem os podcasts. De futuro, já com experiência, pode ser outra oportunidade de negócio – prestar estas soluções a quem está a iniciar.
Vale a pena sim considerar esta matéria, seja por puro negócio, seja por expansão e criação de marca, nas empresas, seja para ganhar notoriedade e "voz". Mais do que nunca vivemos tempos animadores para todas estas tendências e contamos com ferramentas que facilitam e "profissionalizam" estas aventuras.