O Psicólogo nos dias de hoje e nos que aí vêm

A psicologia é a ciência que estuda a mente e o comportamento. O estudo dessa área é multifacetado e inclui diversos campos de intervenção: clínico, educacional, desportivo, social, organizacional e processos cognitivos e comportamentais.
A palavra "psicologia" vem do Grego antigo psyque, que significa "mente", e logos, que significa "conhecimento ou estudo". Enquanto ciência investiga as causas do comportamento, recorrendo a procedimentos sistemáticos e objetivos de observação, medição e análise, validados por interpretações teóricas, generalizações, explicações e previsões.
A psicologia é uma ciência muito nova, com a maioria dos avanços a acontecerem nos últimos 150 anos. No entanto, as suas origens remontam à Grécia antiga, entre 400 e 500 anos a.c. A ênfase era na altura mais filosófica, tendo posteriormente a fisiologia e pesquisas sobre o cérebro e comportamento contribuído para o surgimento eventual da psicologia como disciplina científica.
Entre os principais objetivos da psicologia: descrever, explicar, prever e melhorar o comportamento humano. O trabalho dos psicólogos é altamente variado, mas todos compartilham um objetivo primordial. Esse objetivo é ajudar as pessoas a terem uma vida melhor. As nossas vidas diárias são profundamente impactadas pela forma como interpretamos as centenas de estímulos (positivos ou negativos) que recebemos todos os dias. Ou seja, existe qualidade de vida quando estes estímulos são corretamente absorvidos e interpretados, de forma a não prejudicar a nossa vida do ponto de vista teórico e prático.
Nos últimos anos, a área de psicologia tem ocupado uma posição de maior destaque na sociedade e sem dúvida que finalmente chegou o "tempo da psicologia e dos psicólogos". Isto porque, é cada vez maior o número de pessoas que encontram na ciência uma forma de resolver questões emocionais e comportamentais, de modo a procurar o equilíbrio, maior saúde mental e uma melhoria na qualidade de vida – uma versão melhorada de si próprios.
O olhar de desconfiança que recaía sobre os psicólogos e sobre a sua atividade, até por parte de outros profissionais de saúde, tem vindo a ser substituído por uma maior compreensão e procura e neste momento é urgente trazer esta possibilidade de psicoterapia a todos. Não só aos que têm rótulo clínico, mas principalmente aos ditos "normais". Até porque a aposta na prevenção é sempre mais inteligente do que a mera aposta na resolução.
O tratamento realizado por um psicólogo traz incontáveis benefícios para a saúde mental, permitindo uma vida mais feliz, saudável e leve em todos os âmbitos. Isso porque, além de possibilitar o autoconhecimento e a resolução de conflitos internos acumulados, muitas vezes, ao longo dos anos, a terapia e o trabalho do profissional tratam doenças e traços mentais, como ansiedade e depressão. A psicologia trabalha, ainda, memórias, traumas, raciocínio e diversas outras características que influenciam o comportamento e as emoções dos indivíduos, atuando com foco não apenas no passado e no presente, mas principalmente no futuro.
Neste sentido, a terapia torna-se importante em diversas fases da vida, da infância à idade adulta, já que permite que as pessoas se tornem mais conscientes em relação a si próprias e ao seu desenvolvimento geral como seres humanos, trabalhando temas como a autoaceitação, o autoconhecimento e a vontade de crescimento/evolução. De entre os inúmeros benefícios promovidos pela psicologia, o autoconhecimento, o equilíbrio e a melhoria na qualidade de vida são alguns dos que mais se destacam. Cuidar da mente é tão importante como cuidar do corpo!
Hoje e cada vez mais, o campo da Psicologia desempenha um papel vital na sociedade contemporânea, temos evoluído no sentido de perceber a importância do falar em voz alta, do devolver destes pensamentos e sentimentos por parte de quem escuta de forma empática e objetiva, proporcionando uma mudança real, não tão rápida como a de um comprimido, mas de verdade, duradoura. Que nos torna, sendo nós, melhores, mais preparados para lidar com o tamanho dos constrangimentos que se nos apresentam. Sendo que esse tamanho é diferente e impacta de forma diferente o universo único de cada um.